Myria

O Anima Mundi desse ano traz várias atrações para o público. Espalhado em diversos pontos turísticos do Centro do Rio, como a Fundação Casa França-Brasil, o CCBB, e o Cinema Odeon, o 17º festival internacional de animação do Brasil vem conquistando a galera e causando filas na compra de ingressos.

Cena do longa "O Menino que Não Parou, Olhou e Ouviu", de Smith & Foulkes.

Sendo exibido até o próximo domingo, dia 19 de julho, o festival apresenta oportunidades de assistir a animações e interagir. No espaço Estúdio Aberto, o espaço mais interativo do evento, que acontece na Fundação Casa França-Brasil, o público é convidando a participar de atividades de criação de personagens e roteiros para criar suas próprias curtas.
As oficinas oferecem 6 técnicas diferentes de animação: areia, na qual dedos pincéis e outros instrumentos fazem desenhos sobre uma camada de areia colocada sobre a mesa iluminada por baixo; desenho animado, massinha, película, usando canetas especiais sobre uma película transparente; pixilation (a mais estranha na minha opinião o.0), a qual consiste em usar pessoas como se fossem bonecos para criar uma animação quadro a quadro e zootrópio, aqui desenhos são colocados em um tambor o qual ao ser girado cria a sensação de movimento das figuras.

Na parte dos curtas, gostei de alguns cômicos e até loucos e outros que causaram reflexão como, por exemplo, 4 (“Love is a four letter word”...), Urs, uma animação alemã de fundo psicológico que retrata o medo da mudança, de tentar algo novo, e How to Destroy the World ‘Transport’, que nos convida a reflexões acerca de sustentabilidade, através de uma descontraída abordagem do assunto. Já em Backwards, a trama divertida se passa de trás pra frente, acontecendo de uma maneira nada linear que nos deixa curiosos por saber o final (ou seria o início?) e provando que qualquer julgamento apressado de uma situação está sujeito a alguns erros.

Além dos Curtas, ainda temos as sessões Panorama, Infantil, Longas, Futuro Animador, Animação em Curso e Portfólio (sessões com votação somente do júri profissional).

Bem... vale a pena dar uma conferida nesses últimos dias do evento. As animações são bem interessantes, e as oficinas idem. Enfim, eu recomendo! ;)

Beijos e até a próxima!
1 Response
  1. Miuu Says:

    e os nomes das animações estao ficando cada vez mais bizarros o.O
    novamente me pergunto... houve divulgação desse anima mundi? por que não vi em lugar algum!


Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br